Nenhuma empresa poderá acompanhar o ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais, se não estiverem dispostas a realizar algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar.

Este é o novo ambiente organizacional que vem tomando forma depois que empresas como o Airbnb, Uber, Google, Waze, Netflix e outras tantas começaram a mostrar que seu impacto é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de tecnologias organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.

As ideias acima são parte do livro “Organizações Exponenciais”, escrito a seis mãos por mestres/executivos advindos da Singularity University, que tem focado, de forma brilhante, em práticas transformacionais e ideias para se viver e sobreviver nesse novo mundo tecnológico, mostrando o quanto é preciso pensar diferente, abandonar práticas tradicionais e utilizar sempre a tecnologia ao seu favor.

Praticamente devorei o livro. No entanto, mais uma vez, ficou claro para mim, que embora estejamos vivendo uma total disruptura empresarial, existe uma vantagem competitiva que continua sendo essencial para o sucesso de qualquer negócio, seja ele da economia velha ou da mais nova: a crença em um propósito.

As vantagens de uma empresa adotar um propósito são inúmeras e já foram amplamente difundidas. E o que é mais interessante é que essas vantagens têm se mantido sólidas a ponto de não desaparecem frente às novas revoluções empresariais. Os grandes mestres organizacionais continuam afirmando que empresas com propósitos definidos permitem um crescimento exponencial coerente, unem as aspirações coletivas, atraem os melhores talentos de todo o ecossistema, suportam uma cultura cooperativa e permitem a agilidade e a aprendizagem. Afinal de contas, se todos estão focados e acreditam no mesmo objetivo, nada melhor para se atingir resultados exponenciais.

Além disso, desfrutar de um propósito contribui e muito para a sustentabilidade do negócio e a manutenção da sua reputação. Afinal de contas, quando se tem uma direção certa a seguir e uma total adesão e identificação, a imagem se consolida e mantê-la é apenas uma questão de coerência.