Mais um exemplo de que as empresas estão se adaptando ao cenário e aprofundando seus relacionamentos. Ontem foi divulgado o ranking The Most Influential Brands – Top 30, elaborado anualmente pela Ipsos e que comprovou, mais uma vez, que para ser influente tem que se destacar em cinco dimensões: Liderança Inovação, Responsabilidade Social, Confiança, Presença e Engajamento.

E o que tem de ser feito para ser influente? Trata-se de uma equação bastante interessante e, na maioria das vezes, bem difícil de se conseguir todos os fatores (atributos) ao mesmo tempo e com profundidade. Em primeiro lugar, estamos falando de respeito. Uma empresa precisa fazer o que prega. Nada adianta dizer que faz e quando o consumidor tem um problema sente na carne que o que foi divulgado é pura balela promocional. Seus líderes precisam inspirar suas equipes e também seus clientes e todos os públicos de relacionamento. Afinal, são a cara e alma dessa empresa. E é fundamental que tenha uma postura ética e transparente.

Para as 10 primeiras empresas consideradas as mais influentes de 2015, segundo o ranking (veja a relação abaixo) um atributo se destacou, na minha opinião, porque tem embasado toda a discussão sobre influência e reputação: confiança.

Quer seja nas relações pessoais, do dia a dia, ou nas grandes transações internacionais, sem confiança não há negócio. Você compraria uma ação de uma empresa, se não tivesse confiança na sua eficiência? Ou mandaria seu curriculum para trabalhar lá se não acreditasse que é um lugar sério? E mais: você entraria em uma comunidade da marca de uma empresa que não fosse respeitável?

O mundo já mudou. Hoje estamos lidando com consumidores e uma opinião pública muito mais refinada, ativa e consciente e cada vez mais as empresas estão entendendo isso, o que é imprescindível para a perenidade dos negócios. As que ainda não chegaram lá sofrem na pele as pancadas de uma crise de imagem, mas vão acabar se reinventado porque este caminho não tem mais volta.

The Most Influential Brands

1. Google

2. Microsoft

3. Facebook

4. Samsung

5. YouTube

6. Nestlé

7. Johnson & Johnson

8. Colgate

9. Natura

10.Havaianas