Mais uma surpresa balançou os noticiários e a opinião pública na semana passada. Desta vez, a gigante Volkswagen, uma das maiores montadoras do mundo, mostrou, mais uma vez o quanto a transparência e a conduta moral faz toda a diferença quando o assunto é reputação, uma ativo intangível capaz de perpetuar ou “quebrar” uma empresa.

O caso se tornou público quando descobriu-se que a empresa alemã instalou em 11 milhões de carros com motores a diesel um software capaz de detectar se o veículo está sendo submetido a um teste de emissão de poluentes. Em caso positivo, é ativado um sistema que reduz as emissões para o nível considerado adequado. Após o teste o veículo volta a ser “ normal”, ou seja, altamente poluidor, reduzindo a efetividade do sistema de controle de emissões, o que aumenta os níveis de gases de 10 a 40 vezes mais que o permitido.

Frente à gravidade da situação, o presidente mundial da montadora renunciou ao seu cargo. Postura correta de um líder frente à uma situação dessa envergadura, apesar de sempre pairar a dúvida: as empresas continuam acreditando que no final do dia o que vem primeiro é o faturamento a qualquer custo, em detrimento à sua reputação e às práticas que preservam o meio ambiente?

Neste caso específico, a Volks fez uma escolha que pode lhe custar vários milhões de dólares em multas, mas muito mais em descrédito frente à opinião pública. Se partirmos da premissa de que a empresa cobrava mais por esses modelos por serem considerados carros “verdes”, a imagem fica ainda mais manchada e vai custar outros tantos milhões para conseguir reverter esse quadro.

Ao final, chega-se a conclusão que temos muito ainda a fazer para que os princípios do capitalismo sustentável sejam incorporados, em primeiro lugar, pelos gestores das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, para que se pense a longo prazo e deixe, de verdade, um legado sustentável para as próximas gerações, sem que a produtividade seja ameaçada. De novo, conceitos morais são e sempre serão a base de uma boa relação.

Paralelamente, vale destacar o fato de que a Volks possui uma poupança reputacional, construída ao longo de sua existência que, neste momento, pode usar parte desse saldo a seu favor.