Hoje mais do que nunca possuir políticas e práticas de Compliance se tornou obrigação em qualquer empresa que se preocupe em fortalecer sua credibilidade, agir com transparência, e por fim, obter licença para operar. Mais do que um modismo, que ressurgiu pós-crise de 2008, esta palavra de origem inglesa nunca antes foi tão proferida aqui no Brasil. É verdade que o cenário brasileiro e a série de operações com seus nomes inusitados que tem surgindo ultimamente ajudaram e muito a fortalecer o termo e também a intensificar na cabeça de grande parte dos executivos que é preciso correr atrás do tempo perdido e entender mais a respeito.

Definitivamente, vale esclarecer, em primeiro lugar, que Programa de compliance não é uma forma de evitar que funcionários das empresas sejam presos. Isso é tarefa de advogados criminalistas e seus habeas-corpus. Da mesma forma, Programa de compliance não é sobre as leis, mas sim sobre querer seguir as leis. A melhor definição que já encontrei até agora é a seguinte: trata-se de um programa pelo qual uma organização consiga gerir seus riscos, prevenir e detectar condutas criminosas/ilegais, bem como promover uma cultura que encoraje o cumprimento das leis e uma conduta ética. E é aí que o papel da área de Comunicação se faz presente e urgente.

Na semana passada, tive o privilégio de participar de um evento onde o tema compliance foi discutido por advogados experientes, comunicadores e compliance officers de grandes organizações e a conclusão que cheguei é a de que muito ainda temos que trabalhar a cultura do tema dentro das organizações se quisermos que a prática seja incorporada e entendida por todos os profissionais que fazem parte de uma empresa para garantir a sua perenidade.

Todo o Programa de Compliance precisa, antes de mais nada, receber o apoio da alta administração. Se não existir um modelo a ser seguido, baseado em valores, e se o colaborador não enxergar que o respeito a essas regras é seguido pelas lideranças, de nada vai adiantar a empresa ter à disposição um código de conduta e um complexo plano de comunicação para disseminá-lo interna e externamente.

A efetividade de um Programa de Compliance se dá quando a empresa toda entende sua importância. Trata-se de um instrumento vital para que a organização preserve sua reputação, inspire credibilidade e possa atuar com transparência junto aos seus stakeholders, facilitando suas relações, reduzindo o custo de captação de recursos financeiros e criando um ambiente pleno de confiança.